NOTÍCIAS

Conselho Municipal avalia condições de segurança em Lamego

Conselho Municipal avalia condições de segurança em Lamego

📍 O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu a mais recente reunião do Conselho Municipal de Segurança, com o objetivo de promover a articulação 🤝, a troca de informação ℹ️ e a cooperação entre as diversas entidades envolvidas na segurança e bem-estar da população local 🛡️.  Foram analisadas as condições de segurança locais e as medidas de prevenção e proteção civil 🚨 necessárias para garantir a segurança de todos ✅.

📉 O destaque foram os números da criminalidade geral registados em Lamego, que diminuíram, contrariando a tendência nacional 🔄. Esta diminuição foi de 10% na área de jurisdição da PSP 🚓 e de 36% na área da GNR 🛡️.

💻 Foi ainda apresentada a plataforma "Safe Lamego", uma ferramenta digital inovadora 🌐 que visa otimizar o acesso à informação crítica por parte dos agentes de proteção civil 🧑‍🚒, melhorando a comunicação e a resposta a situações de emergência ⚠️📲.

🎙️ Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes, sublinhou o compromisso da autarquia em "garantir uma segurança cada vez mais eficaz no concelho, com o foco no bem-estar da população".

📢 AVISO: CTOE executa exercício militar na região

📢 AVISO: CTOE executa exercício militar na região

 🏛 O Município de Lamego informa que o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) vai realizar um exercício militar, de 7 a 10 de abril, nas regiões de Lamego,  Bigorne, Penude, Tarouca, Várzea da Serra e Mezio.

 💥 Este exercício conta com deslocamentos apeados e motorizados. Em todas as ações, o CTOE executará rigorosas medidas de segurança no sentido da salvaguarda de pessoas e bens.

#smpclamego #cmlamego #ctoe #exerciciomilitar #municipiodelamego
Mês da Proteção Civil mobiliza comunidade e reforça segurança 🖐🚨

Mês da Proteção Civil mobiliza comunidade e reforça segurança 🖐🚨

No âmbito do “Mês da Proteção Civil”, o Município de Lamego promoveu, em março, um largo conjunto de iniciativas com o objetivo de sensibilizar e preparar a população para situações de emergência.
O leque de atividades incluiu a realização de sessões de sensibilização, simulacros, exposições de meios operacionais e o lançamento de novas plataformas de comunicação que reforçam a segurança e a resiliência do concelho.
As iniciativas contaram com a participação ativa de várias entidades, nomeadamente a PSP, a GNR, a Polícia Marítima, a EGIS, a RIBAFLOR, os Bombeiros Voluntários de Lamego, a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Lamego, o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O envolvimento destas instituições foi essencial para aproximar os cidadãos das práticas de prevenção e resposta a emergências. A criação e divulgação de novas plataformas digitais também permitem melhorar a comunicação entre os serviços de emergência e a população, ao garantirem um acesso mais rápido e eficaz às informações essenciais em caso de ocorrências. Estas ferramentas reforçam a capacidade de resposta face a desafios futuros.
O Mês da Proteção Civil foi marcado por um forte envolvimento da comunidade, demonstrando que a segurança é uma responsabilidade coletiva. Com estas ações, Lamego continua a consolidar-se como um concelho preparado e resiliente.