O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Lamego, com base nas previsões atualizadas emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativas à depressão CLAUDIA, informa sobre a manutenção das condições meteorológicas adversas para os próximos dias no concelho.
Mantém-se a previsão de que os efeitos da depressão se façam sentir com especial incidência a partir de quarta-feira, dia 12 de novembro, e pelo menos até ao fim de semana.
Condições Meteorológicas Esperadas no Concelho:
-
Precipitação: Ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, persistentes, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial nos dias 12 e 13. A partir da tarde de dia 13, os aguaceiros podem ser fortes e acompanhados de trovoada, podendo ser pontualmente em forma de granizo. Sendo Lamego uma região montanhosa, os acumulados de precipitação poderão ser significativos.
-
Vento: O vento irá intensificar do quadrante sul. Para as terras altas, onde se insere o nosso concelho, preveem-se rajadas até 80 km/h no dia 12 (quarta-feira). O pico de intensidade do vento está previsto para quinta-feira, dia 13, quando as rajadas poderão atingir valores até 110 km/h.
Medidas de Autoproteção Recomendadas:
Face à previsão de vento forte e chuva intensa, o SMPC Lamego reitera a recomendação à população para a adoção das seguintes medidas preventivas:
-
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais (caleiras, algerozes e sargetas).
-
Fixar ou remover estruturas soltas (ex: vasos, mobiliário de jardim, andaimes) que possam ser arrastadas pelo vento.
-
Proteger bens e viaturas que possam ser danificados pelo granizo, especialmente na tarde de quinta-feira.
-
Adotar uma condução defensiva: Reduzir a velocidade e evitar zonas inundadas ou com lençóis de água.
-
Evitar zonas arborizadas devido ao risco de queda de árvores ou ramos.
Aconselha-se o acompanhamento permanente da situação através dos canais oficiais do IPMA e da ANEPC.
Serviço Municipal de Proteção Civil de Lamego Ter, 11 Nov 2025 19:30
